Círio de Nossa Senhora de Nazaré

  • 15/10/2018
  • 0 Comentário(s)

Círio de Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no município de Belém, no estado brasileiro do Pará. Celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma vocação religiosa herdada dos colonizadores portugueses - em Portugal é celebrado no dia 8 de setembro na vila da Nazaré.

Em outras regiões, devido a migração de paraenses, acabaram criando procissões para sentirem-se próximos de Belém, por meio do ato de Fé. No Brasil, no início, era uma romaria vespertina e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.

O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará e, até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Justino Ferreira Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.

O Círio é a maior manifestação cristã do brasil - e um dos maiores eventos do mundo -, reunindo mais de dois milhões de pessoas em uma só manhã. Sendo, em 2004, reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


 Locutor no Ar

WAGNER GALVÃO

PRECE PODEROSA

12:00 - 13:00

Peça Sua Música

Name:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. livinho e MC kekel

O bebê

top2
2. Melim

Meu Abrigo

top3
3. Marília Mendonça

Ciumeira

top4
4. Zé Neto e Cristiano

Mulher Maravilha

top5
5. Victor kley

O Sol

Anunciantes